Habilidades que você NÃO pode deixar de investir em 2025
- Ana Carolina Souza
- 8 de abr.
- 2 min de leitura
Confira 3 habilidades socioemocionais essenciais para desenvolver ainda este ano

Se você está se perguntando: "O que posso fazer em 2025 para me desenvolver profissionalmente?", este artigo é para você!
Constantemente buscamos nos diferenciar e surpreender positivamente! E olhando as pesquisas mais recentes sobre as mudanças que estamos vivendo no ambiente de trabalho, vemos que existem dois eixos principais de desenvolvimento humano que merecem a nossa atenção:
(i) Habilidades tecnológicas: saber usar ferramentas de Inteligência Artificial e escrever prompts de comando.
(ii) Habilidades socioemocionais: Quanto mais a tecnologia passa a fazer parte da nossa rotina, mais as habilidades ditas "humanas" se tornam um diferencial importante para os profissionais, independente de sua posição ou área de atuação.
A IA ainda é novidade pra gente, mas comportamento humano é a nossa área de expertise! Então se você quer saber que conjunto de habilidades humanas vale a pena investir ao longo deste ano, essa publicação é para você!

A seguir vamos citar 3 habilidades consideradas por nós críticas para que líderes e colaboradores se mantenham competitivos ao longo deste e dos próximos anos que estão por vir:
1) Flexibilidade e Abertura à Mudança: Aprender a lidar bem com a mudança é fundamental para que as pessoas tomem decisões de forma ágil e eficiente, mantendo a racionalidade. Em um mundo em constante mudança, quem não tiver esta habilidade irá ficar para trás, preso a modelos e processos que não interessam mais às organizações, ou sentindo-se presos às suas próprias inseguranças!
2) Empatia e Comunicação: Dar e receber feedbacks, negociar necessidades, resolver conflitos, lidar com grupos distintos, são todas demandas atuais cada vez mais presentes na rotina de líderes e suas equipes. Modelos transversais, ambientes colaborativos e a pressão por inovação irão exigir dos novos profissionais essas habilidades, indo muito além de técnicas e formatos rígidos que não incluem as adaptações mencionadas anteriormente.
3) Autogestão e resiliência: Nesse contexto tão volátil e de tamanha pressão, não tem como não sofrer com estresse! Os profissionais de hoje devem ser capazes de colocar limites, equilibrar demandas e cuidar de forma eficiente de sua saúde física e mental, para garantir um estado ótimo de desempenho.
Você tem investido nessas habilidades? E na sua empresa, essas propostas fazem parte dos pacotes de desenvolvimento?
Se você trabalha no RH, entre em contato com a gente por aqui para conhecer os nossos serviços de T&D.
Um abraço e até a próxima 😉
Comments